Switch to Accessible Site
You're one step closer...to a brand new you.
Couple Smiling at Each Other

Sensibilidade Cultural

Sensibilidade Multicultural  

      A base de qualquer relacionamento profissional ou não, é a confiança. A confiança se estabelece quando o indivíduo sente-se entendido, respeitado, e atendido. Estes conceitos são essenciais para a compreensão da necessidade de sensibilidade cultural quando lidamos com um ser humano.
    As diferenças entre a cultura Latina e Norte-Americana são explícitas na maneira como nos expressamos verbalmente e corporalmente, incluindo uma maior necessidade de contato físico como uma demonstração de “aceitação” e afeto. Essas diferenças refletem nas abordagens psicoterapeuticas utilizadas predominantemente nos Estados Unidos (cognitivismo-behaviorismo) e na América Latina (psicanálise/psicodinamica). Uma ilustração que creio ser interessante entre as duas culturas, são as certidões de nascimento… Pense na extensão da certidão de nascimento Brasileira, onde se relata até a profissão dos avós, endereços, etc., e na forma quase poética como é escrita se compararmos com a objetividade de uma certidão de nascimento Norte-Americana. Vejo esta comparação como uma demonstração da nossa necessidade de “contextualização histórica” para que “saibam quem somos nós”, para nos sentirmos aceitos e compreendidos. Da mesma forma como nossas certidões são pessoais e únicas, a cultura Latina demanda um atendimento afetivo e personalizado para estabelecer um vínculo de confiança. 
    Assim sendo, somente a utilização de uma abordagem cognitivista-behaviorista, não supre as necessidades terapeuticas de nossa cultura, pois esta abordagem tem como foco o sintoma do problema apresentado. Alem da valorização cultural, meu trabalho caracteriza-se por integrar uma visão e atendimento psicodinamicos com intervenções cognitivistas-behavioristas. Importante salientar, que muitas vezes parte do trabalho de um psicoterapeuta no exterior, é auxiliar o indivíduo em um processo de adaptação saudável `a cultura dominante. A beleza de uma abordagem multicultural, está no talento do profissional da area da saúde mental em identificar aspectos delicados e positivos de cada cultura, e como estes influenciam o indivíduo como “um todo”.
Schedule Appointment

Start your new path in life and be the change today!

CLICK HERE
Helpful Forms

Click here to view and print forms for your appointment.

CLICK HERE